Carcinoma basocelular em áreas incomuns:
Aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos em
hospital universitário de Vitória - Espírito Santo -
Brasil.

Nome: Kamila Paschoal Magno do Nascimento
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 20/01/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Lucia Martins Diniz Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Carlos Musso Suplente Interno
Flavio Barbosa Luz Examinador Externo
Lucia Martins Diniz Orientador
Maria Carmen Ferreira dos Santos Examinador Interno

Resumo: Introdução: O carcinoma basocelular (CBC) é o câncer mais comum entre os humanos. Cerca de 85% se localizam na face e no tronco e 10 a 15% em áreas usualmente fotoprotegidas.
Objetivo: Comparar aspectos epidemiológicos, clínicos e
histopatológicos dos CBCs de áreas não fotoexpostas com os de áreas fotoexpostas.
Pacientes e métodos: Estudo observacional, retrospectivo e caso-controle de pacientes com diagnóstico clínico e histopatológico de CBCs advindos do programa de extensão de um Serviço de Dermatologia de Vitória – ES, entre 2008 e 2015. Foram
avaliados 107 CBCs, sendo 32 (29,9%) em áreas não fotoexpostas e 75 (71,1%) em áreas fotoexpostas (nariz).
Resultados: A mediana de idade foi de 70 anos; 62% dos pacientes eram mulheres para os CBCs das regiões não fotoexpostas; o subtipo
histológico mais observado nos dois grupos foi o nodular, seguido do superficial na área não fotoexposta, com 10 (31,3%) casos (OR=2,051-5,267;p=0,0001). Não foram observados os subtipos micronodular e basoescamoso neste grupo. Doze (37,5%)
casos nas áreas não fotoexpostas apresentavam elastose de grau leve ou ausente (OR=1,789-4,919;p=0,0001). Houve predominância de grande número de mononucleares no grupo das áreas não fotoexpostas: 12 (37,5%) casos, comparados aos oito (10,7%) casos no grupo das áreas fotoexpostas (OR:1,543-4,414;p=0,002). Em
relação ao padrão de crescimento dos CBCs, no grupo de casos nas áreas não fotoexpostas, houve predomínio do padrão de baixo risco em 23 (71,9%) casos das áreas não fotoexpostas contra 42 (56%) casos no grupo das áreas fotoexpostas (p=0,137).
Discussão: Apesar da maior frequência do subtipo nodular nas duas regiões analisadas, o subtipo superficial foi mais frequente na área não fotoexposta, com diferença estatística, corroborando a literatura. Houve maior frequência da elastose moderada/grave nas duas regiões, semelhante à literatura, mas a sua ausência apresentou três vezes mais chance de ocorrer na área não fotoexposta. A predominância das células mononucleares nas áreas não fotoexpostas, possivelmente, sugere o bloqueio da disseminação do tumor. Quanto ao status patológico, os CBCs das áreas não fotoexpostas foram classificados como de baixo risco em 65,5% dos casos.
Conclusão: No estudo, os CBCs nas regiões não fotoexpostas apresentaram prognóstico melhor em relação aos de áreas fotoexpostas, observado através dos fatores histológicos analisados.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105