Volumetria por Ressonância Magnética da substância cinzenta cerebral em usuários de crack

Nome: Elton Francisco Pavan Batista
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 24/11/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Ester Miyuki Nakamura Palacios Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Ester Miyuki Nakamura Palacios Orientador
Felipe Torres Pacheco Examinador Externo
Marcos Rosa Júnior Examinador Interno

Resumo: Objetivo: A toxicodependência tem sido associada a mudanças estruturais no cérebro, notadamente na região pré-frontal. O uso de crack-cocaína tem sido uma grande preocupação social e de saúde que afeta a juventude em nosso país, mas seu uso vem crescendo em todo o mundo. Portanto, é necessária uma melhor compreensão de suas consequências biológicas, avaliando se há alteração de volume cortical e subcortical em usuários de crack-cocaína em relação a indivíduos saudáveis.
Métodos: Esse foi um estudo exploratório de volume de estruturas cerebrais segmentadas comparando usuários de crack-cocaína e controles saudáveis. A segmentação cortical e subcortical e as correções de imagens de oito jovens (média de 30,3 ± 8,2 anos DP), socialmente desfavorecidos e do sexo masculino, usuários de crack-cocaína internados com pelo menos 4 semanas de abstinência e de oito controles saudáveis não usuários, pareados por idade e gênero, foram realizadas usando o FreeSurfer.
Resultados: Os volumes dos giros frontal médio rostral esquerdo e direito (p < 0,05) e frontal médio caudal esquerdo (p < 0,01), bem como do núcleo accumbens esquerdo (p < 0,05), dos usuários de crack-cocaína foram menores quando comparados aos não usuários. O uso diário (pedras / dia) foi previsto por mudanças no volume do núcleo accumbens direito (p < 0,05), o tempo de uso (em anos) por mudanças no pallidum direito (p < 0,01) e na pars orbitalis esquerda (p < 0,05), e o uso total na vida (pedras ao longo dos anos de uso) por mudanças do giro para-hipocampal direito (p < 0,01) e do polo frontal esquerdo (p < 0,05).
Conclusão: Reduções volumétricas cerebrais em jovens usuários de crack-cocaína do sexo masculino foram encontradas em áreas que compreendem o córtex pré-frontal dorsolateral, uma região crucial para o controle executivo adequado, e o núcleo accumbens, uma estrutura central no sistema de recompensa cerebral. As áreas corticais e subcorticais que predizem padrões de uso de crack-cocaína são as envolvidas no estabelecimento ou manutenção de dependências de drogas e também nas consequências sociais, cognitivas e comportamentais do uso de crack-cocaína.
Palavras-chaves: Crack-cocaína, Cortex Pré-frontal, Córtex Temporal, Substância Cinzenta, Volumetria, Ressonância Magnética.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105