Ressonância magnética na avaliação das articulações do pé de
pacientes com artrite reumatoide.

Nome: Ronaldo Garcia Rondina
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 24/06/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
RICARDO ANDRADE FERNANDES DE MELLO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Marcelo Souto Nacif Examinador Externo
Marcos Rosa Júnior Examinador Interno
RICARDO ANDRADE FERNANDES DE MELLO Orientador
Richard Volpato Suplente Interno

Resumo: Objetivo: Estudar as articulações do pé clinicamente dominante de pacientes com artrite reumatoide por meio de exames de RM utilizando o escore RAMRIS e correlacionar com os dados clínicos relacionados à atividade da doença e capacidade funcional, avaliados respectivamente pelos escores DAS28 e HAQ.
Métodos: Foi realizado um estudo transversal e descritivo com cinquenta e cinco pacientes com diagnóstico de artrite reumatoide acompanhados pelo ambulatório de Reumatologia do Hospital Cassiano Antônio de Moraes (HUCAM) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) entre fevereiro e dezembro de 2014. Foi
realizadaavaliação do pé clinicamente dominante pela ressonância magnética, bem como foram coletados dados clínicos e laboratoriais para mensuração dos escores DAS28 e HAQ.
Resultados: Nosso estudo demostrou uma relação linear entre grau de acometimento articular, avaliado pelo RAMRIS, com a perda de capacidade funcional, avaliada pelo questionário HAQ. Também houve relação linear entre o escore que avalia a atividade da doença (DAS28) e o HAQ. Não houve relação estatística entre o grau de
acometimento articular, avaliado pelo RAMRIS, com o escore DAS28.
Conclusão: Concluímos que a avaliação por RM pode documentar um estado de doença persistentemente ativa apesar da remissão clínica avaliada pelo escore DAS28.
Palavras-chaves: Artrite Reumatoide; Pés; Remissão; Ressonância magnética.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105