Ressonância magnética na avaliação da síndrome da banda iliotibial em ciclistas

Resumo: A síndrome da banda iliotibial é uma injúria por sobrecarga comum no joelho, associada a atividades esportivas com movimentos repetitivos de flexão e extensão do joelho, como em ciclistas e corredores, sendo o principal mecanismo de lesão a fricção da banda iliotibial sobre o epicôndilo lateral durante estes movimentos, resultando na inflamação da mesma. É uma causa comum de dor na face lateral do joelho de ciclistas e de significante morbidade, podendo levar a interrupção da prática desta atividade esportiva. Devido ao grande impacto que a síndrome da banda iliotibial pode gerar na qualidade de vida dos atletas, o estudo desta por meio de métodos de imagem tornou-se um grande aliado para uma abordagem terapêutica precoce.

Apesar do diagnóstico da síndrome da banda iliotibial ser eminentemente clínico, a ressonância magnética (RM) tem demonstrado importante papel na confirmação do diagnóstico, principalmente em casos duvidosos ou refratários, podendo também excluir outras causas comuns de dor lateral no joelho.

Desta forma, a pesquisa a ser realizada pretende demonstrar o papel da RM no diagnóstico das alterações inflamatórias envolvendo a banda iliotibial em ciclistas, bem como sua correlação com variáveis clínicas e relacionadas ao treinamento, possibilitando um diagnóstico preciso e a identificação de fatores que possam estar relacionados à sua maior gravidade, permitindo assim a prevenção de lesões potencialmente irreversíveis e incapacitantes.

Data de início: 2015-03-01
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador RICARDO ANDRADE FERNANDES DE MELLO
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105