Aproveitamento de estudos (Dispensa de Disciplina),Conversão de Eletiva para Optativa

O aluno da graduação de Medicina da UFES poderá requerer aproveitamento de estudos realizados em Cursos de Graduação e compete à Coordenação do Curso, respeitada a legislação em vigor, decidir sobre a matéria.

A Coordenação do Curso irá solicitar parecer de equivalência do Coordenador de cada uma das disciplinas requeridas. Caberá a ele seguir o parecer ou não. Em caso de parecer favorável, o requerimento é encaminhado para a DRCA/PROGRAD para a atualização dos registros acadêmicos do aluno

PARA APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS CURSADAS NA UFES:

Documentos necessários:

1. Documento de identificação na validade com foto
  2. Requerimento devidamente preenchido e assinado (deve ser digital).(Importante: deverá ser preenchido um único requerimento para cada disciplina pleiteada para isenção.
  3. Histórico escolar atualizado (retirado do portal do aluno)
  4. Planos de ensino das disciplinas. IMPORTANTE:
  5. Caso o programa da disciplina de origem, emitido no portal do aluno esteja em branco, cabe ao aluno procurar o departamento da disciplina para a emissão do documento correto.
  6.  Os programas das disciplinas devem constar no histórico escolar apresentado, sob pena de indeferimento preliminar do pedido

PARA DISPENSA DE DISCIPLINAS CURSADAS EM OUTRAS IES

Documentos necessários

1. Documento de identificação na validade com foto
  2. Requerimento devidamente preenchido e assinado.(Importante: deverá ser preenchido um único requerimento para cada disciplina pleiteada para isenção.)
  3. Histórico escolar atualizado e autenticado digitalmente
  4. Planos de ensino das disciplinas autenticados digitalmente (um arquivo PDF até 5mb para cada plano de ensino, no formato 'retrato')
  5. Estrutura  curricular do(s)  curso(s)  onde  essas  disciplinas  foram  realizadas,  conforme Portaria Ministerial nº 515/79.
  6. Número  e  data  da  publicação  no  Diário  Oficial  dos  atos  de  reconhecimento  ou autorização desses cursos.

Para solicitar aproveitamento de estudos realilzados em outros cursos, reúna a documentação acima e preencha o form abaixo enviando os documentos solicitados:

Lembramos que é necessário estar logado no email institucional para poder enviar a documentação.

Ao realizar a solicitação, o aluno afirma a autenticidade dos documentos enviados, estando sujeito a sanções no caso de prova ao contrário. Todos os documentos estão sujeitos à verificação e/ou apresentação dos originais posteriormente.

Regulamentações

RESOLUÇÃO Nº 23/1997 Dispõe sobre o aproveitamento de estudos nos cursos de graduação da Ufes
RESOLUÇÃO Nº 57/2000

Dispõe sobre disciplinas eletivas

Enquanto o deferimento não tramitar pelo colegiado, o aluno deve frequentar a disciplina normalmente

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105